quarta-feira, 11 de abril de 2012

O João e Maria


No meio de uma floresta, há muitos anos, havia dois bondosos irmãozinhos. O Joãozinho e a Maria. Viviam numa cabana e apesar de pobrezinhos e com deficiência visual e auditiva, eles eram muito amigos de todos os passarinhos. Os dois irmãozinhos, ouvem a mãe a chamá-los:

- João! Maria! Vocês tem que levar o almoço ao pápá! 

Desse modo, as duas crianças, saíram pelo caminho, sempre seguidos de perto, pelo amigo passarinho. O Joãozinho ouvia o som do passarinho a guiá-los, e a Maria via o caminho a seguir.

No entanto, por precaução, eles soltavam pedrinhas uma a uma pelo chão. Enquanto isso, mais ao longe, o lenhador já cansado, derrubava um pinheiral. Porém, a Maria distraiu-se com uma borboleta, e levou o seu irmãozinho atrás dela. Quando se aperceberam, que tinham saído do seu caminho de pedras, Maria ficou apavorada, sentou-se e começou a chorar.

Mas Joãozinho, quis continuar o caminho, procurando pelo passarinho, e a Maria concordou. Quando de repente, esta avistou uma casinha. Desse modo, os dois irmãos, seguiram o caminho, e encontraram o seu amigo passarinho. Quando chegaram perto, ficaram entusiasmados, pois a casa era feita de doces! Mas enquanto os dois irmãos, comiam docinhos, surgiu uma bruxa má, com uma vassoura na mão. 

A bruxa convidou-os para entrar e comerem o que quisessem, sem lhe destruírem o telhado e a casa inteira! Como o João ouvia, mas não conseguia ver que era uma bruxa, foi logo atrás do som, e entrou na casa, embora que a Maria não quisesse, pois tinha muito medo. 

Entretanto o passarinho, cheio de susto e medo, voou rapidamente à floresta, para avisar o lenhador e a mãe dos meninos. Curiosos, mas também preocupados, seguiram o passarinho até a casa da bruxa. Porém, a bruxa má já estava a puxar o Joãozinho para o colocar numa gaiola, pois esta não gostava de meninos com deficiência, pois estava sob um feitiço que um bruxo malvado lhe lançou.

Maria para proteger o seu irmão, saiu a correr com a vassoura da velha bruxa, colocando-a zangada e atrás dela. Dando tempo a Joãozinho, de se afastar da gaiola, e seguir o som da voz da sua irmã, que se encontrava já fora da casa. 

Mas a bruxa era terrível, e sem a Maria estar a espera, esta agarrou uma ponta da vassoura e puxou-a, tendo a Maria que pedir ao seu irmão que a ajudasse a agarrar a vassoura. 

De tanto puxarem, a vassoura acabou por se partir, ficando os dois irmãozinhos a cantar, e a velha a resmungar, pronta para os magoar. Mas eis que chegam a sua mãe, o passarinho e o lenhador, que a colocaram dentro da gaiola para a transformar em boa. 

Mais tarde, soltaram-na e tinha-se tornado numa bondosa mulher, que ajudara todos com e sem necessidades, amiga, e até deu terras ao velho lenhador, que se tornou num feliz agricultor. 

Moral da história: 

Não permitas que a personalidade das outras pessoas, afetem a tua e dos teus amigos. Não rejeites as pessoas que possam ter uma deficiência, pois se fosse o inverso não gostarias que te ignorassem por teres uma deficiência, que provavelmente não pudeste fazer nada para evitar.

Retirada do site http://www.contandohistoria.com/, adaptada por Elisabete Silva.








Sem comentários:

Enviar um comentário